Campanhas de incentivo ao alistamento eleitoral do jovem apresentam resultados positivos
A Justiça Eleitoral desenvolve ações de conscientização com o objetivo de aumentar o interesse da juventude em participar da política do país.
Dados coletados pela Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) revelam um significativo aumento do alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 20 anos durante a Semana do Jovem Eleitor, promovida anualmente pela Justiça Eleitoral. Durante o período, são desenvolvidas campanhas de conscientização voltadas aos jovens, cujo objetivo é fortalecer o interesse dessa faixa etária em participar da política do país.
Em 2015, ano não eleitoral, a semana foi realizada de 16 a 20 de novembro. Como resultado houve incremento de 140% nos registros de alistamento de jovens, quase 2,5 vezes mais do que na semana anterior à campanha. Foram realizados 246.565 alistamentos, ante os 103.924 da semana anterior (9 a 13/11).
Já em 2016, ano de eleições, o desempenho foi ainda melhor. A Semana do Jovem Eleitor ocorreu de 28 de março a 1º de abril e registrou um acréscimo de 320% nos alistamentos. Foram emitidos 244.014 novos títulos de jovens, contra 76.149 na semana anterior (21 a 25/03).
Com base nos bons resultados, a Corregedoria-Geral Eleitoral recomendou a adoção de “medida idêntica para as próximas eleições como uma das providências voltadas à diminuição do fluxo de eleitores nos cartórios nas semanas que antecedem o fechamento do cadastro, tipicamente conturbadas nas unidades da Justiça Eleitoral”.
No Encontro Nacional das Assessorias de Comunicação, realizado em maio deste ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tema foi abordado, e os representantes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) concordaram com a importância de tal ação ser realizada, preferencialmente, de forma coordenada em todo o país.
Na ocasião, ficou definido que a Semana do Jovem Eleitor de 2017 iria acontecer de 6 a 10 de novembro e contaria com uma programação variada de incentivo ao alistamento eleitoral e ao voto consciente da juventude. As campanhas de conscientização estão sendo veiculadas no rádio, na televisão e nas redes sociais desde 28 de outubro.
Os jovens de 16 até 18 anos incompletos que quiserem tirar o título de eleitor devem se dirigir a um cartório eleitoral, portando um documento de identificação oficial com foto (passaportes e carteiras de habilitação não são aceitas) e comprovante de residência.
JP/IC/DM