TSE promove seminário internacional para debater o sistema eleitoral brasileiro
Nos próximos dias 20 e 21 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoverá o Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais. Os participantes nacionais e estrangeiros trocarão experiências e opiniões sobre os desafios do pais na área, provendo assim insumos aos membros do Poder Legislativo no processo de revisão do sistema eleitoral.
O evento, organizado em parceria com a Câmara dos Deputados e com apoio do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA), será dividido em painéis temáticos e contará com a participação de debatedores estrangeiros – Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, México e Países Baixos – e brasileiros, além da presença de um moderador.
O primeiro dia do seminário será realizado na sede do TSE, das 14h às 18h45, e o segundo dia na Câmara dos Deputados, das 8h30 às 13h30, em Brasília.
Contexto
O Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais foi idealizado considerando a proximidade das Eleições 2018 e o momento atual de discussões acerca de uma possível reforma política eleitoral no Brasil. Com o fim no financiamento de campanha por pessoa jurídica, este é um momento decisivo para se chegar a um sistema eleitoral mais robusto e financeiramente mais sustentável para o país.
FC/RC