Presidente do TSE inaugura mostra “20 anos da Urna Eletrônica” em Brasília
Presidente do TSE inaugura mostra “20 anos da Urna Eletrônica” em Brasília
Após o lançamento do Anuário da Justiça Brasil, o ministro Gilmar Mendes inaugurou em Brasília a exposição “20 anos da Urna Eletrônica”, que reúne fotografias e objetos do acervo da Justiça Eleitoral.
Inaugurada em dezembro de 2016 no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) no Rio de Janeiro, a exposição agora também poderá ser conferida pelo público brasiliense. Os interessados podem visitar a mostra, que é gratuita, de segunda à sexta, horário comercial, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A exposição marca os 20 anos das primeiras experiências públicas do voto eletrônico no Brasil, ocorridas nas eleições municipais de algumas capitais em 1996, aos dias atuais com a biometria. Hoje, o processo eletrônico eleitoral do país é reconhecido pelo mundo por sua rapidez, eficiência e transparência.
Para Janeth Aparecida Dias de Melo, secretaria de Gestão da Informação, área responsável pela montagem da exposição, esta é uma oportunidade de contar um pouco como a urna chega aos lugares de mais difícil acesso no Brasil e reforçar o trabalho dedicado dos servidores da Justiça Eleitoral. “No Rio de Janeiro, chegamos a receber 250 visitantes por dia”, ressalta.
“Os servidores têm que se orgulhar, pois ficou um trabalho muito bonito e mostra a dedicação de todos da casa na organização e montagem”, disse a secretária ao lembrar que a exposição de Brasília contou com o apoio de outros TREs, que emprestaram máquinas de valor histórico.
MM/RC