TSE modifica decisão de regional e mantém diploma de prefeito de São João (PE)

Ministro Herman Benjamin durante sessão plenária do TSE em 04.10.2016

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu, por maioria, nesta terça-feira (4), modificar decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que havia cassado os mandatos de Genaldi Zumba (PSD) e José Costa (PTB), eleitos em 2012 prefeito e vice, respectivamente, do município de São João, no agreste do estado. No pleito do último domingo (2), Genaldi Zumba foi reeleito prefeito do município, com 52% dos votos válidos.

Nas Eleições de 2012, a chapa do então prefeito eleito foi acusada de irregularidades na prestação de contas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em primeira instância, o juízo eleitoral negou a cassação, mas o tribunal regional, por maioria de votos, decidiu pela cassação dos mandatos.

Na sessão desta noite, os ministros retomaram o julgamento do recurso com o voto-vista do ministro Herman Benjamin. Ao abrir divergência do relator, ministro Luiz Fux, Benjamin manteve a decisão do tribunal regional e negou o recurso. O relator anteriormente havia modificado a decisão regional ao alegar que não havia gravidade necessária para a cassação.

Votaram com o relator os ministros Napoleão Nunes Maia, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Rosa Weber.

BB/LC

Processo relacionado:Respe 191

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido