Secretário-Geral da Unasul visita TSE para tratar de missões eleitorais em países da América do Sul

Ministro Dias Toffoli recebe secretário-geral da UNASUL

O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, esteve nesta quarta-feira (14) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli. O objetivo da visita, segundo o secretário, foi tratar da participação da Justiça Eleitoral brasileira nas comissões da Unasul que acompanharão eleições em países da América do Sul, e em especial as eleições para o Poder Legislativo da Venezuela, que acontecerão em 6 de dezembro deste ano. 

“Como se sabe, a Unasul tem um conselho que agrupa todos os organismos eleitorais, que são independentes dos governos. Temos alguns processos eleitorais pendentes no Paraguai, Colômbia, Brasil, e também na Venezuela. Nesta oportunidade tratei com o presidente sobre a composição das diferentes comissões, e estamos muito esperançosos de que o Brasil nos acompanhará na tarefa de verificar e dar segurança e transparência às eleições, particularmente as da Venezuela, que tem alguns setores da opinião pública inquietos”, disse o secretário-geral. 

Ernesto Samper ressaltou a importância de se acompanhar de perto os pleitos dos países do continente como uma forma de garantir o respeito ao regime democrático. “É bom assinalar que a democracia não se ofende apenas com golpes de Estado, já que não há mais regimes militares na América do Sul, mas também pode se ofender garantindo a continuidade dos processos eleitorais”, declarou. 

Para o ministro Dias Toffoli, esse diálogo com organismos supranacionais é muito importante pois “a América do Sul vive um período de alta democracia. Depois de períodos de governos ditatoriais ou de regimes de exceção, nos últimos 30 - 20 anos, o continente tem dado sinais de uma forte democracia. É importante que os órgãos eleitorais estejam sempre dialogando e estabelecendo esse tipo de intercâmbio para garantir que as eleições sejam corretas e que ocorram de maneira igual para a situação e a oposição. Foi isso que tratamos nessa ocasião, a relação da democracia na América do Sul e o papel do colégio de órgãos eleitorais da Unasul”, informou. 

Por fim, o presidente do TSE destacou a participação do Brasil nas comissões eleitorais da União de Nações Sul-Americanas. “Temos participado com a Unasul em várias missões, como nas eleições presidenciais da Venezuela, há dois anos, e também na Colômbia, no Paraguai e em outros países”, finalizou. 

RG/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido