Fórum Nacional de Chefes de Cartório chega ao fim com premiação das melhores práticas

Fórum Nacional de Chefes de Cartório em 27.11.2015Fórum Nacional de Chefes de Cartório chega ao fim com premiação das melhores práticas

Terminou nesta sexta feira (27) o 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios (FNCC), que reuniu chefes de cartórios de todos os estados e do Distrito Federal para discutir ações relacionadas à gestão de mesários na Justiça Eleitoral. O foco foi debater políticas de seleção, valorização e capacitação de mesários, além de propostas de inovação relacionadas a esses temas.

Hoje, no segundo e último dia de evento, foram realizados dois painéis: acessibilidade de eleitores e Sistema de Candidaturas Externo (CANDEX). As apresentações serviram para aproximar a gestão da Justiça Eleitoral dos cartórios, bem como sincronizar a execução de estratégias organizacionais em todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil.

Boas Práticas

O FNCC também premiou as melhores práticas que foram submetidas à organização do evento. No total, foram enviados 82 trabalhos, sendo que 12 foram selecionados para apresentação e três condecorados com certificados.

Os ganhadores do Prêmio de Melhores Práticas de Gestão de Mesários da Justiça Eleitoral foram: Michelle Lapa Cortegiano Molarino (TRE-SP) em primeiro, Paulo Alex da Silva Souza (TRE-RS) em segundo, e Ana Carolina Sala Neres e Julia Balbi Albertin (TRE-SP) em terceiro.

Logo após as premiações, foram apresentadas ações realizadas por chefes de cartórios para melhorar as relações entre cartórios e tribunais regionais. Uma das iniciativas foi a do chefe do cartório da 42ª Zona Eleitoral do Rio Grande Sul, Mauro Godoy Prudente Filho, que, a partir da ideia de tornar o cartório um lugar consultivo para o TRE-RS, conseguiu estabelecer uma relação mais direta entre tribunal e o servidor.

GT-Cand

O último painel do dia foi apresentado pelo Grupo de Trabalho do Sistema de Candidaturas (GT-Cand), onde foram tratadas e discutidas as alterações feitas pela Lei 13.165/2015 – a chamada Reforma Política – na Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. Dentre os assuntos abordados, estiveram tópicos como a data para escolha de candidatos e o prazo máximo para o registro de candidaturas.

Autoridades

Também prestigiaram o encontro dos chefes de cartórios de todo o país, diretores-gerais e presidentes de TREs.

O presidente do TRE de Pernambuco, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva, considerou positiva a realização do fórum para aproximar os servidores da Justiça Eleitoral que lidam com realidades distantes das sedes dos TREs e do TSE. “Eu verifiquei que eles têm ideias brilhantes e essas ideias serão transformadas em práticas, e isso é muito bom. Acho que todo presidente de TRE deveria vir a um encontro como esse, para ver que não só os servidores das sedes, mas também os funcionários mais distantes, se integram com a Justiça Eleitoral e trazem novas ideias”, ponderou.

As propostas de melhoria da acessibilidade dos eleitores portadores de deficiência foram algumas das que mais chamaram a atenção do desembargador, que buscará implementá-las no seu estado. “Já pedimos à nossa diretora-geral e à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE [de Pernambuco] para verificarem com Goiás e Mato Grosso como é que podemos aproveitar essa iniciativa que está sendo implantada, que será de grande valia para nós”, disse.

Encerramento e continuidade

Após o encerramento do FNCC, a secretária de gestão de pessoas do TSE, Zélia Miranda, fez o balanço da realização do evento. “Nós tivemos a apresentação de trabalhos muito interessantes com relação à seleção de mesários, capacitação e valorização, e algumas propostas de inovação também. “Eram de muita qualidade, às vezes com poucos recursos, mas muito criativas e com resultados muito positivos. Poder compartilhar isso com todos os chefes de cartórios foi algo muito produtivo.” Segundo ela, a troca de vivências e dificuldades contribui para a unidade da Justiça Eleitoral e para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos pelos cartórios eleitorais.

A disseminação das melhores práticas entre os cartórios terá continuidade por meio do Grupo de Trabalho dos Mesários (GT-Mesários), que irá elaborar todo o conteúdo programático do treinamento de mesários e capacitação de multiplicadores. O material será disponibilizado, gradativamente, aos chefes de cartório a partir do próximo ano.

RG, TF/JP

 

 

Acesso rápido