Confira o resumo do programa Giro Eleitoral desta semana
O programa Giro Eleitoral desta semana preparou uma reportagem especial sobre a comemoração dos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral, comemorado na quinta-feira, 28 de maio. Criada em 1932, a Justiça Eleitoral teve suas atividades interrompidas durante o Estado Novo (1937-1945), na Era Vargas. Em 1945, com a saída de Getúlio Vargas do poder e o início de um período de redemocratização do país, houve a criação do novo do Código Eleitoral, a reinstalação da Justiça Eleitoral e ocorreram eleições diretas para presidente da República e Congresso Nacional.
Também nesta edição, o Giro Eleitoral destaca as ações dos tribunais regionais. No TRE do Rio Grande do Sul, por exemplo, os servidores estão envolvidos em debate sobre a questão ambiental. No Mato Grosso do Sul, o TRE realiza campanha de doação de sangue.
No programa de rádio, o destaque é a entrevista com o coordenador de Infraestrutura do TRE da Bahia, Flávio Dias. Ele fala sobre a implantação da nova rede virtual de comunicação que vai permitir que a coleta de dados biométricos seja feita em qualquer lugar. O programa mostra ainda que o eleitor que teve o título cancelado já pode procurar a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.
Para participar do Giro Eleitoral, tirando dúvidas ou contribuindo com sugestões, basta enviar um e-mail para giroeleitoral@tse.jus.br.
Na TV
O Giro Eleitoral é um programa semanal produzido pelo núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal oficial do TSE no YouTube.
Formato radiofônico
O programa também ganhou uma versão transmitida pela Rádio Justiça (104,7 FM). Ele vai ao ar todas as segundas-feiras, em três horários: 8h, 12h50 e 18h50.
O Giro Eleitoral, produzido pelo Núcleo de Rádio do TSE, pode ser acessado ainda no canal de rádio do TSE, disponível na página do Tribunal na internet.
CM