Giro Eleitoral conta história da evolução da urna
A edição do programa Giro Eleitoral na TV traz , nesta semana, uma matéria especial sobre o processo de evolução da urna. Um histórico a partir de imagens vai mostrar como eram guardados os votos desde a primeira eleição, em 1532, quando houve uma organização política das vilas de São Vicente (litoral de São Paulo) e de Piratininga (atual cidade de São Paulo). A matéria vai mostrar como as urnas evoluíram e se tornaram referência mundial no processo eleitoral.
O programa ainda vai mostrar que a Justiça Eleitoral já está trabalhando na atualização dos sistemas que serão usados no pleito municipal de 2016.
O Giro Eleitoral destaca ainda que os servidores do TRE de Santa Catarina promoveram uma Campanha de Solidariedade para arrecadar itens para doação a uma instituição que cuida de pessoas carentes em Florianópolis. Também vai mostrar que a Justiça Eleitoral do Mato Grosso firmou uma parceria com prefeituras do estado para intensificar o cadastramento biométrico.
No programa de rádio, o destaque é a reportagem especial sobre a participação dos escoteiros de Porto Velho (RO) no processo de fiscalização dos políticos. O programa também traz uma entrevista com a secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Zélia de Miranda, sobre a importância dos mesários no processo eleitoral brasileiro.
Para participar do programa, tirando dúvidas ou contribuindo com sugestões, basta enviar um e-mail para giroeleitoral@tse.jus.br.
Na TV
O Giro Eleitoral é um programa semanal produzido pelo núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal oficial do TSE no YouTube.
Formato radiofônico
O programa também ganhou uma versão transmitida pela Rádio Justiça (104,7 FM). Ele vai ao ar todas as segundas-feiras, em três horários: 8h, 12h50 e 18h50.
O Giro Eleitoral, produzido pelo Núcleo de Rádio do TSE, pode ser acessado ainda no canal de rádio do TSE, disponível na página do Tribunal na internet.
CM/GA