Brasil Eleitor: soldados do exército recebem treinamento para realizar atendimento biométrico
O Brasil Eleitor desta semana mostra o treinamento que os soldados do exército brasileiro receberam no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Cantarina (TRE-SC) para realizar o recadastramento biométrico dos eleitores. Os militares aprenderam noções teóricas e práticas sobre o atendimento biométrico. O programa vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (2), às 20h30.
Também nesta edição o programa vai mostrar o que é crime eleitoral e quais os cuidados que devemos tomar para não infringir a lei. No Código Eleitoral é considerado crime: violentar ou ameaçar alguém para votar ou não em um determinado candidato ou partido, utilizar serviços, veículos ou prédios públicos para beneficiar determinada campanha, tentar votar mais de uma vez, entre outros.
O programa mostra ainda a parceria entre o TRE de Roraima e a Secretaria de Justiça do estado para levar mais cidadania à penitenciária feminina da capital, Boa Vista. A campanha “Voto Ético” oferece para as detentas palestras e aulas sobre democracia.
A palavra é...
O quadro “A palavra é...” traz mais uma expressão do universo eleitoral direto de Paranapiacaba, cidade do interior de São Paulo. Os eleitores foram questionados sobre o significado da palavra “Volante”. O glossário eleitoral define essa palavra como a propaganda feita em papel impresso de um ou ambos os lados, sem dobras, de pequeno formato, para a distribuição ao público.
Alcance
Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.
Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).
PN/CM