Documentário sobre o Sudão é destaque do Brasil Eleitor
O Brasil Eleitor desta semana mostra a saga da jornalista Jéssica Paula que documentou com muita sensibilidade a rotina do povo africano. A jornalista conversou e fotografou a população abatida pela crueldade da guerra civil no Sudão. A aventura deixou evidente a importância da democracia e da participação política de uma nação. O Brasil Eleitor vai ao ar pela TV Justiça neste domingo (1°), às 20h30.
O programa mostra ainda que houve queda no número de multas aplicadas aos partidos e candidatos nas últimas eleições. De acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), os candidatos estão mais atentos às regras e prazos da legislação eleitoral para não serem penalizados.
Esta edição exibe também o processo de remanejamento dos eleitores de 31 municípios do Rio Grande do Norte para novas zonas eleitorais. A mudança vai proporcionar um melhor atendimento ao eleitor. O artigo 9º da Resolução do TSE n° 23.422/2014 determina aos Tribunais Regionais Eleitorais a redistribuição de eleitores vinculados a zonas com menos de dez mil votantes.
A palavra é...
No quadro “A palavra é...”, a equipe do Brasil Eleitor foi à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para perguntar à população o significado do termo “Transfugismo partidário”. Segundo o Glossário, “transfugismo partidário” é a mudança de partido de um candidato eleito para uma nova agremiação, sem justo motivo. É uma das formas de manifestação da infidelidade partidária.
Alcance
Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar na TV Justiça, todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília. Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).
PN/GA