Brasil Eleitor explica o que é voto de cabresto e qual a sua relação com as “selfies”
Brasil Eleitor explica o que é voto de cabresto e qual a sua relação com as “selfies”

O programa Brasil Eleitor desta semana fala sobre o voto de cabresto, os chamados “currais eleitorais” e a prática do “coronelismo” nas eleições. Os crimes ainda hoje são praticados, mas a Justiça Eleitoral está de olho para punir quem desrespeitar a lei. A reportagem também explica por que é proibido fazer foto na cabine eleitoral e qual a relação da “selfie” com o voto de cabresto.
O Brasil Eleitor também traz esclarecimentos sobre o voto facultativo, alertando sobre os problemas enfrentados por quem perde o título de eleitor.
Em outra matéria, o programa mostra que o Brasil tem hoje 32 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral e esclarece de que forma esses partidos podem se fundir. A reportagem ainda apresenta a lei criada para manter o equilíbrio do processo eleitoral e evitar o prejuízo para os eleitores.
TREs
Esta edição do programa também mostra o debate promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) sobre a reforma política brasileira. Com o objetivo de esclarecer os principais pontos do texto que está em pauta no Congresso Nacional sobre a reforma, a Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão e a Escola Judiciária do TRE-MA reuniu representantes de partidos políticos, da igreja e da Justiça Eleitoral. Dentre os assuntos levantados estão a obrigatoriedade do voto e o financiamento de campanhas.
Na Paraíba, um congresso realizado no Campus da Universidade Federal reuniu 250 participantes e levantou temas de destaque no cenário político e social, debatendo o processo eleitoral como um todo. Dentre os participantes estavam estudantes, servidores e especialistas em direito eleitoral.
Já o quadro “Eleitor Brasileiro” apresenta o servidor do TRE de São Paulo Pedro Cardoso, de 53 anos. Conheça nesta matéria a história do homem querido entre os colegas e seus feitos enquanto cidadão que luta por um mundo melhor.
Horários de exibição
Produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do TSE, o Brasil Eleitor vai ao ar na TV Justiça todos os domingos, às 20h30, pelo horário de Brasília.
Transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país, o programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h (horário de Brasília).
AL/LC