Autoridades acompanharam apuração dos votos no TSE

Ministro Dias Toffoli recebe convidados para acompanhar a apuração das Eleições 2014.

Neste domingo (26) de segundo turno das Eleições 2014, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, acompanhou em tempo real, na sede da Corte, em Brasília, a apuração e totalização dos votos concedidos pelos eleitores aos candidatos à Presidência da República e aos candidatos ao governo de 13 estados e do Distrito Federal. Além do presidente e dos demais ministros do Tribunal, acompanharam a contabilização dos resultados os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, representantes de embaixadas de diversos países e três advogados de cada uma das coligações dos candidatos à Presidência Dilma Rousseff e Aécio Neves.

Às 17h, as autoridades convidadas assistiram, no gabinete da Presidência do TSE, ao início da apuração dos votos para governador nos estados onde houve segundo turno. Às 20h, todos os convidados passaram a acompanhar a divulgação da contabilização dos votos para presidente no Centro de Divulgação das Eleições 2014, área montada para atender à imprensa nacional e internacional. Em seguida, as autoridades e as centenas de jornalistas presentes participaram de uma entrevista coletiva concedida pelo ministro Dias Toffoli e pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha.

Após a coletiva, o presidente do TSE e a ministra da Corte Luciana Lóssio, além das autoridades convidadas, se dirigiram à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal para cumprimentar os servidores e colaboradores da área pelo trabalho desenvolvido com tanto empenho para a realização exitosa das Eleições 2014. Na oportunidade, o ministro Ricardo Lewandowski, ex-presidente do TSE, destacou que o trabalho dos técnicos e analistas do setor de Tecnologia do Tribunal é “feito com muito amor”.

O presidente nacional da OAB lembrou o importante papel da Justiça Eleitoral para que seja criado o chamado “registro civil do cidadão brasileiro” – documento que teria um número único de identidade para cada cidadão. O projeto prevê a ampliação do cadastro biométrico da Justiça Eleitoral para que seja implantado um sistema único de informações em todo o país, que possa, inclusive, ser útil para a área de segurança pública ao extinguir a possibilidade de retirar carteiras de identidades diferentes em cada um dos estados e no Distrito Federal. “Eu destaquei isso justamente por ter conhecido a dinâmica e a responsabilidade dos servidores do TSE. São servidores de excelência, especialmente os servidores da informática, que já vêm dando razões ao Brasil de ter uma segurança sobre o trabalho que desenvolve e, assim sendo, nós temos já uma equipe formada, motivada e também preparada para dar sequência a este projeto. O TSE já está bem avançado na estrutura deste projeto”, afirmou Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Diplomatas

O TSE recebeu a visita de 101 diplomatas de 72 países e da União Europeia para acompanhar em tempo real o segundo turno de votação das Eleições 2014. A programação preparada pelo Tribunal contou com palestras do secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, e do ministro Henrique Neves, sobre as peculiaridades do sistema eleitoral brasileiro. As delegações também participaram de uma visita guiada ao Museu do Voto.

LC/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido