Boletim de Urna pode ser consultado na seção de votação após término do pleito
Boletim de Urna pode ser consultado na seção de votação após término do pleito
Imediatamente após o término da votação que ocorre hoje (26) em todo o País, a urna eletrônica imprimirá o chamado Boletim de Urna (BU) e os eleitores já poderão conferir o resultado da eleição da respectiva seção.
A Resolução n° 23.399, que dispõe sobre os atos preparatórios para as eleições de 2014, determina que, após as 17h, o presidente da seção eleitoral encerra a votação e emite o BU. O documento, que é impresso em cinco vias, traz a identificação da seção eleitoral, da urna eletrônica, o número de eleitores que votaram naquela seção e o resultado dos votos por candidato e legenda.
Todos os boletins são assinados pelo presidente da seção e por representantes dos partidos políticos presentes. A primeira via do BU é afixada em local visível na seção para dar publicidade ao resultado. As três vias seguintes são encaminhadas, juntamente com a ata da seção, ao cartório eleitoral. A última é entregue aos representantes dos partidos políticos presentes. Novas cópias podem ser impressas, caso necessário.
A totalização dos resultados da eleição é a soma dos dados de todos os Boletins de Urna, de todas as seções eleitorais do País. A divulgação prévia desse documento permite que o cidadão verifique se o BU impresso na sua seção corresponde ao recebido pelo sistema de totalização de votos, dando ampla transparência ao processo eleitoral.
BU na web
Todos os Boletins de Urna emitidos durante o pleito também podem ser acessados, posteriormente, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por meio do sistema “Boletim de urna na web” os interessados podem obter o documento realizando pesquisas por estado, município, zona eleitoral e seção correspondente.
Selecionado o parâmetro desejado, os cidadãos podem consultar ainda informações sobre comparecimento na seção eleitoral e eleitores faltosos. Também está disponível para consulta o número de votos que cada candidato obteve em uma seção específica, além dos votos dados a partidos, brancos e nulos.
FP/RC, JP