Corregedor-geral eleitoral participa de reunião do Conselho Eleitoral da Unasul no Peru

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, João Otávio de Noronha, participou nesta sexta-feira (28) da primeira reunião com vistas à criação de uma instância de capacitação e excelência em matéria eleitoral do Conselho Eleitoral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Também estava presente Fernanda Januzzi, da Assessoria Internacional do Tribunal.
Realizado em Lima, capital peruana, o evento foi aberto pelo presidente do Júri Nacional das Eleições (JNE) do Peru, Francisco Távara Córdova, e também contou com representantes de órgãos eleitorais da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Venezuela.
Na ocasião, foi assinada, por todos os países presentes, a Ata de Constituição da Rede de Estudos e Capacitação Eleitoral do Conselho Eleitoral da Unasul. O objetivo da Rede é coletar as ofertas de estudos e capacitação em matéria eleitoral, sob a coordenação da JNE, por meio de sua Escola Eleitoral e de Governabilidade – ESEG, e dos organismos eleitorais do Ecuador, Bolívia e Venezuela, com o intuito de se criar uma Instância de Capacitação e Excelência em Matéria Eleitoral. A Rede também se propõe a desenvolver propostas conjuntas ou coordenadas sobre seminários, cursos, workshops, fóruns, e conferências em matéria eleitoral ou de governo.
LC, RG/RC