Brasil sediará a próxima reunião de autoridades eleitorais das Américas
Brasil sediará a próxima reunião de autoridades eleitorais
Em 2015, o Brasil vai sediar a X Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais, que tem o objetivo de promover um intercâmbio de informações sobre eleições entre integrantes de 23 países.
Ainda sem data ou local definido, a escolha do Brasil como país sede ocorreu durante a última reunião que ocorreu entre os dias 24 e 25 de novembro em Lima, no Peru. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, participou do evento juntamente com o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Giuseppe Janino.
A Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais é promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pelo Júri Nacional das Eleições (JNE). A IX edição contou com a organização da Oficina Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) do Peru.
Na abertura do último encontro, o embaixador Hugo de Zela, chefe de gabinete do secretário-geral da OEA, destacou a evolução na realização das missões de observações eleitorais, que passaram de eventos simbólicos à garantia de transições democráticas em diversos países das Américas. Os encontros promovem a troca de experiência entre as instituições que organizam as eleições nos países do continente americano.
CM/AS