Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

simulação do voto Biométrico no Buraco do Paracaúba.Testes dos sistemas eleitorais prosseguirão com simulado em agosto

Assista à reportagem sobre o assunto.

Ouça matéria sobre o tema.

O Teste em Campo Regional para verificar as funcionalidades dos componentes dos sistemas eleitorais (softwares e hardwares), realizado de 21 a 25 de julho, teve o êxito esperado, informou nesta terça-feira (29) o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino. “O resultado foi bastante positivo. Não se identificou nenhum erro impeditivo nos sistemas. O processo foi realizado de ponta a ponta”, destaca Giuseppe.

Os testes ocorreram no Espírito Santo, Pernambuco e Amazonas, abrangendo em cada estado nove Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os testes contaram, ainda, com equipes do TSE.

Giuseppe Janino informa que os testes nos sistemas eleitorais prosseguirão, conforme o cronograma de planejamento do TSE. De 6 a 8 de agosto, cada TRE realizará um simulado de uma eleição completa. Segundo ele, esse simulado geral tem como finalidade verificar a qualidade e o correto funcionamento dos sistemas.

“No simulado, vamos iniciar o processo de votação, de transmissão de dados, de totalização, simultaneamente em todos os estados. Em seguida, vamos analisar esse desempenho”, explica o secretário.

Biometria

Assim como ocorreu no Teste em Campo Regional de 21 a 25 de julho, também não houve qualquer entrave na eleição simulada com biometria no município de Iranduba (AM), no dia 24 de julho, para averiguar a infraestrutura de transmissão de dados.

“Optamos por realizar esse teste simulado de biometria em uma localidade de difícil acesso, onde a transmissão de dados somente pode ocorrer via satélite. Interessante observar que são justamente nestas comunidades mais remotas, onde há menos recursos, que a Justiça Eleitoral investe mais tecnologia. São dessas localidades, inclusive, que chegam os primeiros resultados das eleições, em razão da tecnologia ali empregada”, ressalta o secretário de Tecnologia da Informação.

EM/FP

Acesso rápido