Memórias da Democracia: ministro Passarinho diz que JE é essencial ao processo democrático
Memórias da Democracia: ministro Passarinho diz que JE é essencial ao processo democrático
Nesta semana, a série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” traz o depoimento do ministro Aldir Passarinho, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 1989. “A minha passagem pelo TSE foi um período de muita responsabilidade e trabalho, mas, felizmente, tudo foi levado a bom termo. O ambiente sempre foi excelente e isso proporcionava uma eficiência muito grande nos trabalhos, porque essa harmonia, esse entendimento que havia, logicamente, influía na produção de todos”, conta o ministro.
Na segunda parte do programa, o ex-presidente do TSE conversa com José Pedro Mattoso, que foi diretor-geral do Tribunal de 1987 a 1989. Juntos, eles relembram o trabalho para fazer o cadastramento eleitoral e acabar com as fraudes. “Esse aperfeiçoamento foi conseguido com muita luta através dos tempos, porque os interesses dos políticos que manobravam o voto realmente eram contrários a esse sistema. Foi um período realmente trabalhoso e esse período trabalhoso continua. Cada eleição que vem é um volume de trabalho que se acresce enormemente ao Tribunal, mas, de outra parte, hoje há recursos modernos de comunicação que facilitam extraordinariamente,” avalia o ministro.
Aldir Passarinho acredita que a Justiça Eleitoral é uma instituição necessária ao processo democrático. “Se não houvesse a Justiça Eleitoral, como seriam escolhidos os nossos dirigentes? A única forma democrática conhecida é realmente a das eleições livres. Sem elas não há democracia. E, como disse um pensador, a democracia pode não ser a melhor forma, mas é a melhor das que se conhece.”
Sobre a série
A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.
Os programas ficarão disponíveis na página oficial do TSE no YouTube (http://www.youtube.com/justicaeleitoral) após serem exibidos na TV Justiça.
Serviço
O episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” com o ministro Aldir Passarinho estreia na TV Justiça neste sábado (2), às 19h, com reprises no domingo, às 18h, na terça, às 11h, e na quinta, às 21h. A série é exibida também em outras 20 emissoras brasileiras.
CL/LC