Alunos com deficiência auditiva visitam Museu do TSE
Alunos com deficiência auditiva visitam Museu do TSE
Assista à reportagem sobre o assunto.
Na manhã desta quarta-feira (30), alunos da Escola Bilingue Libras e Português Escrito de Taguatinga-DF visitaram o Museu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os 21 estudantes com deficiência auditiva do Ensino Médio e Supletivo, com idade entre 16 e 22 anos, conheceram a exposição “Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões”, que mostra a evolução do processo eleitoral no país, e o Plenário, onde são realizadas as sessões de julgamento.
A visita foi guiada por João Vitor Oliveira, colaborador da Seção de Acervos Especiais, que destacou a importância de se mostrar aos estudantes a história do sistema eleitoral brasileiro a partir das peças expostas, já que eles aprendem a teoria sobre o tema em sala de aula. “É sempre muito gratificante instigar esse espírito de cidadania neles, incentivar a participação deles dentro da sociedade e incentivá-los a exercer o direito de cada um, por meio do voto”, afirmou João Vitor.
Para a professora e tradutora Kezia de Paula, a mostra proporcionou aos alunos um entendimento maior sobre o assunto que foi ensinado por ela na escola. A professora destacou que o debate e participação deles, durante a visita, concretizaram toda a parte teórica já apresentada anteriormente. “Acredito que a exposição foi importante e necessária para consolidar o conhecimento deles, tornou mais representativo e aumentou a expectativa para conhecer mais sobre a história das eleições”, concluiu a professora.
Na tarde desta quarta-feira, alunos do ensino fundamental da mesma escola também visitarão as dependências do tribunal e a exposição.
Exposição
Inaugurada em 17 de abril, a exposição é organizada em parceria com o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e estará aberta até o dia 19 de dezembro. A mostra conta a história das eleições no país com ênfase nas pessoas, sejam elas participantes ou excluídas do processo, de 1532 até os dias de hoje.
O acervo da exposição é composto de aproximadamente 175 peças, reunindo móveis, urnas eleitorais, documentos históricos e reproduções de obras de grandes artistas, como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Osgemeos. Os visitantes também podem ver de perto uma máquina de votar da década de 1930 e uma ata de eleição de 1711, entre outros objetos e documentos.
A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. As visitas guiadas realizadas em parceria com as escolas integram o Programa Educativo do Museu do TSE e podem ser agendadas com a Seção de Acervos Especiais para segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, pelo email seesp@tse.jus.br.
GV/GA