TRE-DF recadastra biometricamente 37.149 eleitores
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) informou que, entre 25 de fevereiro e 22 de março, 37.149 eleitores do DF procuraram os cartórios e postos eleitorais para fazer o recadastramento biométrico obrigatório.
O recadastramento com a coleta dos dados biométricos dos eleitores completou um mês nesta segunda-feira (25). O prazo vai até 31 de março de 2014 e abrange o eleitorado da capital da República e das regiões administrativas do DF, um total de 1.863.129 pessoas.
Já estão agendados para fazer o recadastramento até o fim de abril 41.078 eleitores.
Números
Os cartórios e postos da Ceilândia foram os que mais receberam eleitores para se recadastrar biometricamente: 2.240.
Em segundo lugar está o cartório de Taguatinga Norte, com 2.238 eleitores, seguido do cartório do Gama, com 1.965 eleitores. Em quarto lugar está o cartório de Sobradinho, com 1.919 eleitores.
Metas
Uma das metas do recadastramento biométrico é tornar as eleições, a partir de 2014, mais seguras, minimizando a possibilidade de fraude e ampliando a celeridade do processo de votação.
Outro objetivo é atualizar o cadastro de eleitores, considerando que o último recadastramento foi feito em 1986.
Para se recadastrar, o eleitor pode fazer o agendamento pela internet no site www.tre-df.jus.br ou, ainda, pelo telefone 3048 4000.
Para facilitar o agendamento, ele deve ter em mãos o número do título eleitoral.
Os cartórios e postos eleitorais funcionam no horário normal de expediente: de segunda até sexta-feira, das 12h às 18h.
O posto do Na Hora, localizado na Rodoviária do Plano Piloto, atende das 7h30 às 18h30.
Além do título de eleitor, deve ser levado um documento de identificação oficial e um comprovante de residência.
Avanço
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Arthur Cezar da Silva Júnior, considerou positivo o balanço do primeiro mês de recadastramento. “A produção foi boa, apesar de a estrutura ainda ser acanhada”, disse.
Ele anunciou que, em abril, o governo do Distrito Federal irá ceder 92 servidores e 192 estagiários para reforçar o atendimento aos eleitores. Todos passarão por treinamento. Ao mesmo tempo, virão 95 militares do Exército.
Os detalhes da parceria estão sendo finalizados entre as partes e a meta é dinamizar o atendimento em todo o Distrito Federal.
Nos primeiros dias do recadastramento, em fevereiro, o tempo gasto era, em média, de 20 minutos. Graças ao treinamento dos servidores envolvidos, hoje esse tempo caiu pela metade, o que significa mais agilidade.
Além disso, o horário de atendimento também deverá ser ampliado.
O eleitor deve se programar e não deixar o agendamento para a última hora. O recadastramento é rápido e gratuito e pode ser feito em qualquer cartório ou posto eleitoral do DF.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-DF