Presidente do TSE apresenta sistema eleitoral brasileiro em conferência internacional
Presidente do TSE apresenta sistema eleitoral brasileiro em conferência internacional
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou o sistema eleitoral brasileiro durante a Conferência Internacional “Acesso Individual a la Justicia Constitucional en America Latina”, que ocorre em Arequipa, na República do Peru. O evento é promovido pela Comissão de Veneza e pelo Tribunal Constitucional do Peru.
Os integrantes do evento, em sua maioria presidentes dos tribunais constitucionais, após se inteirarem do mecanismo de funcionamento da urna eletrônica e do processo eleitoral brasileiro, participaram de uma eleição simulada.
A urna eletrônica foi apresentada em Lima aos membros da ONPE – Oficina Nacional de Processos Eleitorais e Jurado Nacional, órgãos que organizam as eleições no Peru, pelos juízes Carlos Henrique Perpétuo Braga e Paulo de Tarso Tamburini.
O presidente da Oficina Nacional de Peru, Mariano Cucho Espinoza, após participar do evento em Lima, deslocou-se a Arequipa, para se encontrar com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, demonstrando o interesse dos organismos eleitorais peruanos em realizar cooperação com a Justiça Eleitoral brasileira e apresentando as suas demandas e expectativas quanto ao tema.
Ao final dos trabalhos da Conferência, reuniram-se em encontro específico para cuidar da matéria constitucional-eleitoral a presidente do TSE e os demais membros da equipe brasileira, o presidente da ONPE e o presidente do Tribunal Constitucional do Peru, para iniciar conversações sobre os pontos a serem desenvolvidos visando à concretização de cooperação entre os dois países.