TSE empossa Admar Gonzaga como ministro substituto

TSE empossa Admar Gonzaga como ministro substituto do Tribunal

Admar Gonzaga empossado como ministro substituto do TSE na classe de advogados

Ouça matéria sobre o tema.

No início da noite desta terça-feira (25), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, deu posse a Admar Gonzaga Neto no cargo de ministro substituto do Tribunal na vaga destinada à classe dos advogados. A solenidade foi realizada no gabinete da Presidência do TSE, no edifício-sede, em Brasília-DF, e contou com a presença de representantes do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União, de Tribunais de Contas e da Ordem dos Advogados do Brasil, além de jornalistas, entre outros.

Após a abertura, pela presidente do TSE, do ato de posse, o novo ministro substituto prestou o compromisso regimental. “Declaro aceitar o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, para o qual fui nomeado e prometo bem e fielmente cumprir os deveres e atribuições respectivas em harmonia com a Constituição e as leis da República”, afirmou Admar Gonzaga. Em seguida, o diretor-geral substituto do TSE, Luciano Puchalski, leu o termo de posse.

O nome do advogado para compor o TSE foi aprovado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e incluído em uma lista tríplice no último dia 9 de maio, que foi encaminhada à Presidência da República. Admar Gonzaga Neto foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de junho e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 seguinte.

Ele assumirá a vaga deixada pelo ministro Henrique Neves, que passou ao cargo de ministro efetivo após o término do mandato do jurista Marcelo Ribeiro.

Currículo

Natural do Rio de Janeiro-RJ, Admar Gonzaga Neto atua na especialidade eleitoral desde 1993. Integra a Comissão Especial de Juristas criada para propor mudanças no texto do Código Eleitoral. É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, autor de livros e manuais de Direito Eleitoral, professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria.

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto, no mínimo, por sete ministros titulares. Três ministros efetivos são oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF) – sendo que entre eles são escolhidos o presidente e o vice-presidente –, dois são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – sendo que o mais antigo no TSE exerce a função de corregedor-geral Eleitoral – e os outros dois são representantes da advocacia, estes últimos nomeados pelo presidente da República a partir da lista tríplice encaminhada pelo STF.

LC/LF

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido