No Pará, recadastramento biométrico acontece em Ananindeua, Curuçá, Terra Alta e Paragominas
No Pará, recadastramento biométrico acontece em Ananindeua, Curuçá, Terra Alta e Paragominas

Mais de 380 mil eleitores do Estado do Pará devem procurar a Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. Atualmente, somente os eleitores de Ananindeua, Terra Alta, Curuçá e Paragominas precisam se recadastrar, caso contrário, terão seu título eleitoral cancelado. Segundo o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), Miguel Santos, ainda não existe previsão de data para o recadastramento dos eleitores de Belém.
O recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança ainda à identificação do eleitor no momento da votação. Neste recadastramento, será coletada a assinatura do eleitor, sua foto e as suas impressões digitais. Daí o nome 'biometria' - porque agora são coletados e armazenados dados físicos do eleitor.
Em Ananindeua, os eleitores devem procurar o espaço do antigo depósito de urnas do TRE, na Cidade Nova II, travessa WE-13, sem número. Já em Paragominas, Curuçá e Terra Alta a ação acontece nos cartórios eleitorais das cidades.
Agendamento
Desde o último dia três de maio os eleitores de Ananindeua podem entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral, clicar no banner da Biometria e agendar o dia e a hora de seu atendimento. O agendamento pode ser feito por qualquer eleitor, mesmo que este não tenha seu título em mãos ou esteja em situação irregular junto à Justiça Eleitoral. O recadastramento dura apenas 15 minutos.
Recadastramento
Para se recadastrar, é necessário qualquer documento oficial (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento - original), comprovante de residência e, se possível, o título de eleitor. Este último será substituído por um novo.
Ananindeua - Início: 03/04/2013; Término: 25/01/2014
Curuçá e Terra Alta - Início: 03/04/2013; Término: 31/08/2013
Paragominas - Início: 02/05/2013; Término: 05/10/2013
Mais informações sobre o recadastramento biométrico podem ser acessadas no site.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-PA