TRE reúne chefes de cartórios para discutir revisão biométrica no Ceará

A Corregedoria Regional Eleitoral e a Coordenadoria de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizaram duas novas reuniões nesta sexta-feira (18), no Tribunal, com os chefes de cartórios das seis zonas eleitorais envolvidas no trabalho de revisão biométrica a ser realizado neste ano de 2013 em sete municípios do Ceará: Aquiraz (66ª ZE), Juazeiro do Norte (28ª e 119ª ZEs), Crateús (20ª ZE, que abrange o município de Ipaporanga) e Sobral (24ª e 121ª ZEs, que compreendem os municípios de Alcântaras e Forquilha, respectivamente).
Pela manhã estiveram reunidos na sala de treinamentos do TRE a equipe da Coordenadoria de Eleições (COELE) e os chefes de cartórios de Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús e Aquiraz. Detalhes operacionais foram repassados, como a remessa de equipamentos e material, suporte técnico do TRE e treinamento de servidores. A coordenadora de eleições, Edna Saboia, disse que, a partir do próximo dia 21 de janeiro, “o TRE vai começar os serviços de instalação elétrica, entrega de mesas, cadeiras e computadores, além dos kits biométricos que serão utilizados no atendimento dos eleitores, nos cartórios que vão realizar o recadastramento dos eleitores nos seus respectivos municípios”.
Ainda pela manhã, os servidores envolvidos no planejamento da biometria visitaram a 66ª Zona Eleitoral, em Aquiraz, primeira no Estado a utilizar a identificação do eleitor através das digitais, no município de Eusébio. Os chefes de cartório puderam ver os equipamentos em funcionamento e as instalações necessárias para o atendimento ao cidadão.
Corregedoria
À tarde, na Corregedoria Regional Eleitoral, foram discutidos os aspectos normativos do ato que será editado pela CRE para regulamentar todas as atividades da revisão biométirca dos eleitores. O secretário da CRE, Giancarlo Priante, informou que “as discussões e propostas serão levadas ao conhecimento e análise do juiz auxiliar da Corregedoria, Cléber de Castro Cruz, e à corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Iracema Martins do Vale”.
Expectativa
O TRE-CE espera cadastrar através do sistema biométrico, em 2013, mais 7,04% do eleitorado cearense, o que representa hoje 436.113 eleitores nos sete municípios. Atualmente só o município de Eusébio tem os seus eleitores cadastrados biometricamente. Ou seja, apenas 0,49% (30.318 eleitores) do total do eleitorado no Estado do Ceará, que soma hoje 6.192.371 eleitores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-CE