Brasil Eleitor faz retrospectiva das Eleições 2012
O programa Brasil Eleitor deste fim de semana faz uma retrospectiva das eleições municipais de 2012, quando quase 139 milhões de eleitores de 26 Estados – com exceção do Distrito Federal e do município de Fernando de Noronha-PE – participaram do pleito. O programa estreia neste domingo (6), às 20h30, pela TV Justiça.
O programa Brasil Eleitor deste fim de semana faz uma retrospectiva das eleições municipais de 2012, quando quase 139 milhões de eleitores de 26 Estados – com exceção do Distrito Federal e do município de Fernando de Noronha-PE – participaram do pleito. O programa estreia neste domingo (6), às 20h30, pela TV Justiça.
As Eleições 2012 foram marcadas por números expressivos. A identificação biométrica do eleitor foi ampliada: mais de 7,7 milhões de cidadãos foram identificados pelas impressões digitais naquele pleito. Além disso, houve mais rapidez na apuração e na totalização dos votos. Outra novidade foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa pela primeira vez.
História
O Brasil Eleitor também traça um histórico do voto eletrônico no Brasil, desde o surgimento da urna eletrônica, em 1996, até a maior segurança proporcionada pela implementação da tecnologia da biometria na identificação do eleitor.
Crimes eleitorais
Esta edição do programa aborda ainda a compra e a venda de votos, mostrando o que diz a Lei das Eleições sobre essa prática criminosa e quais são as punições previstas na Lei de Inelegibilidades e na Lei da Ficha Limpa. O espectador também descobre como pode ajudar a Justiça Eleitoral a fiscalizar a prática dessas e de outras irregularidades eleitorais.
Mulheres na política
Reportagem do programa trata do aumento da participação feminina no cenário político brasileiro. Pela primeira vez na história das eleições do país o número de candidatas superou o mínimo de 30% do total de candidatos, conforme exigido pela legislação eleitoral.
E o Brasil Eleitor ainda conta a história da primeira eleitora do Brasil e da América Latina, nascida em Mossoró-RN, e fala sobre o pioneirismo do Estado do Rio Grande do Norte no que se refere à participação feminina na política brasileira.
Alcance
O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.
Os vídeos também podem ser assistidos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.
Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça:
Segunda, às 9h
Terça, às 13h30
Quarta, às18h
Quinta, às 9h
LC/LF