TRE-RS: Justiça Eleitoral de primeiro grau julga registros de candidatos para eleições suplementares
As três primeiras eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito no Rio Grande do Sul estão marcadas para o dia 3 de março e ocorrerão nas cidades de Eugênio de Castro, Erechim e Novo Hamburgo. Segundo o calendário eleitoral, aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) em dezembro de 2012, os juízos eleitorais têm até esta quinta-feira (14) para julgar os registros de candidatura dos políticos que concorrerão nos pleitos.
Em Novo Hamburgo, há um pedido pendente, em função da troca de candidato a prefeito por parte da Coligação O trabalho vai continuar (PRB / PT / PTB / PSL / PSC / PR / PRTB / PTC / PSB / PSD / PC DO B / PT DO B), Tarcísio Zimmermann (PT). O candidato teve o registro indeferido neste sábado (9) e foi substituído por Luiz Lauermann (PT).
Entenda os casos
Novo Hamburgo
No dia 30 de agosto de 2012, o TRE-RS indeferiu o pedido de registro de candidatura do então prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT). Os juízes do TRE-RS entenderam que a condenação sofrida pelo político em 2004, pela participação irregular em evento para inaugurar um Centro de Atenção Socioeducativo, ainda estava em vigor no momento do registro de sua candidatura. O ex-prefeito recorreu ao TSE, mas a decisão do TRE-RS foi mantida.
Após a eleição suplementar se agendada em Novo Hamburgo, Zimmermann pediu, novamente, o registro para participar do pleito. No sábado (9), o pedido foi negado pelo juízo eleitoral da 76ª ZE e o candidato foi trocado pelo vice, Luiz Lauermann (PT), cuja solicitação de registro aguarda julgamento.
Nominata homologada - Novo Hamburgo
Coligação NOVA FRENTE QUE FAZ BEM (PP / PDT / PMDB / PPS / DEM / PSDC / PV / PRP / PSDB)
Prefeito: Paulo Roberto Kopschina (PMDB)
Vice-prefeita: Maria Lorena Mayer
O registro foi homologado em 09/02/2013. A nova chapa da Coligação O TRABALHO VAI CONTINUAR aguarda julgamento.
Eugênio de Castro
Em sessão realizada no dia 13 de novembro de 2012, o TRE-RS determinou a cassação do diploma do prefeito eleito de Eugênio de Castro, Roberto Bruisma (PP), por evidenciação clara e convincente de compra de votos pelo candidato vencedor das eleições majoritárias, segundo acórdão da Corte gaúcha. Além disso, Bruisma foi declarado inelegível pelos próximos oito anos.
Nominatas homologadas - Eugênio de Castro
Coligação UNIDOS POR UM NOVO EUGÊNIO DE CASTRO (PP/DEM)
Prefeita: Sirlei Maria Schuster Reginaldo (PP)
Vice: Rogério Augusto Rosa da Rocha
COLIGAÇÃO FORÇA PARA A MUDANÇA (PSDB/PMDB/PDT)
Prefeito: Horst Daltro Steglich (PSDB)
Vice: José Fernando de Lima Machado
Os registros de candidatura foram homologados em 23/01/2013
Erechim
O TRE-RS determinou, no dia 29 de novembro de 2012, a cassação do registro do candidato reeleito à prefeitura de Erechim, Paulo Polis (PT), por abuso de poder econômico e de autoridade e uso indevido de meio de comunicação social. O processo tratou da publicação de um informativo, por parte da prefeitura, que foi considerado propaganda política subliminar do então candidato à reeleição ao cargo de prefeito, segundo acórdão do Tribunal.
Nominatas homologadas - Erechim
Coligação "ERECHIM NO RUMO CERTO"(PT / PMDB / PC DO B / PSB / PRB / PPS / PT DO B / PSC),
Prefeito: Anacleto Zanela (PT)
Vice-prefeito: Edgar Marmentini
Coligação UNIÃO DEMOCRATICA POPULAR (PP / PDT / PTB / DEM / PHS / PV / PSDB / PSD),
Prefeito: Luiz Francisco Schmidt (DEM)
Vice-prefeito: Ernani Coleho Mello
Os registros de candidatura foram homologados em 27/01/2013.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RS