TRE gaúcho cassa mandato do prefeito de Almirante Tamandaré do Sul

Fachada do TRE-RS

Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou, por unanimidade, a cassação do mandato do prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, Ironi José Sebben (PMDB). 

Em 2004, a esposa de Ironi Sebben, Sandra Sebben, foi eleita vice-prefeita do município. No último ano desse mandato, com o falecimento do então prefeito, João Domingos Rodrigues, Sandra assumiu o cargo de prefeita. No pleito de outubro de 2008, foi reeleita para mais quatro anos, porém, teve o mandato cassado sete meses depois de assumir, sendo determinada a realização de nova eleição no município.

O relatório processual apontou o artigo 14, parágrafo 7º, da Constituição Federal, segundo o qual "são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição".

De acordo com o voto da relatora, desembargadora Elaine Macedo, "nesse cenário, a assunção de Ironi José Sebben, cônjuge das duas vezes prefeita, como gestor municipal de Almirante Tamandaré do Sul configura-se um terceiro mandato, o que é vedado pela norma regente. Ademais, se a própria não poderia pleitear novo mandato - se não pela inelegibilidade resultante da condenação em sede de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, pela própria situação de duplo mandato -, igualmente não o poderia seu parente por força de lei."

Ironi Sebben foi eleito com 974 votos. Almirante Tamandaré do Sul possuía 2.038 eleitores em outubro de 2012.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-RS

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido