Estudantes participam de lançamento do Programa Educativo do Museu do TSE
Estudantes participam de lançamento do Programa Educativo do Museu do TSE
Alunos do Centro de Ensino Fundamental 13, de Ceilândia-DF, visitaram na tarde desta terça-feira (30) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar do lançamento do Programa Educativo 2013 do Museu do TSE. O programa organizará visitas guiadas de alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal duas vezes por semana.
O grupo de estudantes, de 13 a 15 anos, foi recebido pelo secretário-geral da Presidência, Carlos Henrique Braga, que falou aos adolescentes sobre as instâncias da Justiça Eleitoral e a composição da Corte. “Hoje, você estão aqui como visitantes; quem sabe farão parte no futuro como ministros do TSE”, desejou.
Eveline Lucas, da Seção de Acervos Especiais do TSE e responsável pelo Museu do Tribunal, falou aos alunos sobre a exposição “Voto no Brasil: uma História de Exclusões e Inclusões”, organizada em parceria com o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). A exposição conta a história das eleições no país com ênfase nas pessoas, sejam elas participantes ou excluídas do processo eleitoral, de 1532 até os dias atuais. “O objetivo do programa é explicar a história do voto no Brasil de forma lúdica para que vocês possam um dia usar esse conhecimento na hora do voto”, explicou aos estudantes.
Os alunos foram guiados na exposição pela historiadora do TSE, Ane Cajado, que apresentou os detalhes das obras de artistas como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti, Tarsila Amaral e Osgemeos, dentre outros.
Na sequência, o grupo participou de uma atividade sobre o que ouviram durante o passeio pela exposição. Divididos em equipes, falaram sobre os grupos de eleitores excluídos ao longo da história do processo eleitoral brasileiro. Após as apresentações, os alunos simularam uma votação na urna eletrônica.
Agendamento
As visitas guiadas são voltadas a alunos do ensino fundamental e médio com idades de 13 a 15 anos. Os interessados em agendar as visitas devem entrar em contato pelos telefones (61) 3030-9281 e 3030-9283, no horário das 12h às 18h, ou pelo e-mail seesp@tse.jus.br.
As visitas guiadas ocorrerão às terças e quintas-feiras sempre das 14h30 às 16h. Será atendida uma turma por dia com grupos de 25 pessoas em média.
A agenda de visitas já está preenchida até o próximo dia 9 de maio, podendo ser agendados novos grupos até o dia 19 de setembro.
Além dos grupos de estudantes, outros visitantes interessados em conhecer a exposição podem visitar o Museu do TSE de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A exposição estará aberta ao público até 19 de dezembro.
SP/LC