Ministra Rosa Weber é eleita para compor TSE como substituta
Em votação ocorrida na sessão plenária desta quarta-feira (6), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber foi escolhida para assumir vaga de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decorrente da posse do ministro Dias Toffoli como membro efetivo.

Em votação ocorrida na sessão plenária desta quarta-feira (6), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber foi escolhida para assumir vaga de ministra substituta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decorrente da posse do ministro Dias Toffoli como membro efetivo. Segundo a Constituição Federal, a forma de investidura no cargo de ministro do TSE é eletiva e mediante voto secreto (artigo 119, I).
No dia 10 de maio deste ano, o Plenário do Supremo elegeu o ministro José Antonio Dias Toffoli para integrar o TSE como membro titular, na vaga aberta com o pedido de exoneração do ministro Ricardo Lewandowski da cadeira que ocupava naquela Corte.
O TSE é sempre presidido por um ministro do STF, que, atualmente, é a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Do total de sete ministros titulares, o Supremo também participa com a vice-presidência, exercida pelo ministro Marco Aurélio (biênio 2012-2014), e com mais uma vaga de ministro efetivo, ocupada pelo ministro Dias Toffoli (biênio 2012-2014), além de dois suplentes.
Dos demais integrantes titulares do TSE, dois são ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois, representantes indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Há, ainda, dois ministros substitutos de cada uma dessas instituições.
Fonte: Supremo Tribunal Federal