TSE prorroga até 27/02 inscrições para 2ª edição dos testes na urna eletrônica
O TSE decidiu prorrogar até o próximo dia 27, uma segunda-feira, o prazo para as inscrições dos interessados em participar da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar até o próximo dia 27, uma segunda-feira, o prazo para as inscrições dos interessados em participar da 2ª Edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que devem ser realizados entre de 20 a 22 de março, na sede do TSE, em Brasília-DF. As inscrições aprovadas devem ser divulgadas pelo TSE até o dia 1º de março de 2012.
O objetivo dos testes é dar ainda mais transparência ao processo eleitoral brasileiro e demonstrar sua confiabilidade e segurança, já que os participantes terão a oportunidade de tentar realizar “ataques” à urna eletrônica.
Os “ataques” buscarão explorar eventuais falhas do sistema relacionadas à violação da integridade e ao sigilo do voto. Nesta edição, os “investigadores” participarão de uma fase de preparação, de 6 a 8 de março, quando receberão as informações necessárias sobre a urna e seus componentes internos e externos, podendo configurar os sistemas que serão utilizados no teste, desenvolver e aperfeiçoar seus planos de testes.
Ainda nesta fase de preparação, os participantes terão também acesso aos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, o que poderá facilitar as tentativas de “ataques”, uma vez que tais códigos-fonte são uma espécie de tradutor de como deve ser o funcionamento do sistema. E ainda poderão acessar a internet para buscarem mais subsídios para seus projetos.
Os testes serão acompanhados pelas comissões Avaliadora e Disciplinadora e também por observadores das áreas de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Todo o ambiente de testes será monitorado por câmeras. Os resultados e as conclusões dos testes serão apresentados em audiência pública no dia 29 de março, às 10h, também na sede do TSE.
Esta 2ª edição do evento tem o apoio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade de Brasília (UnB). A primeira edição dos testes públicos de segurança foi realizada em 2009.
Acesse aqui o hotsite do evento.
Mais informações sobre o sistema eletrônico de votação podem ser obtidas no site da Biometria e Urna Eletrônica.
MB, LC/LF
Leia mais:
23/01/2012 - TSE promove 2ª edição dos testes de segurança no sistema eletrônico de votação