Kit JE-Connect
JE-Connect é um conjunto de sistemas inseridos em mídias, que possibilita a transmissão de dados obtidos na urna eletrônica a partir de computadores de terceiros (computadores já disponíveis no local de votação). Com o mecanismo, os resultados das urnas podem ser enviados dos próprios locais de votação a partir de qualquer computador por meio de rede Virtual Private Network (VPN) – Rede Virtual Privada. Sendo assim, a ferramenta traz agilidade na apuração e divulgação dos resultados, bem como possibilita a redução de custos com logística.
Por meio de uma rede virtual VPN, na internet, que se conecta à rede privada da Justiça Eleitoral, os dados são transmitidos para o TSE. As informações que saem da urna são criptografadas até chegar ao TSE. também recebem outra camada de criptografia, que torna inviável qualquer invasão ou acesso não autorizado ou ainda adulteração dos resultados de uma seção eleitoral.
O kit de transmissão JE-Connect só envia dados para a rede da Justiça Eleitoral e para as portas específicas. Se o programa transportador não encontrar a assinatura digital que é gerada na urna eletrônica, não irá ler a mídia, o que inviabiliza acesso a qualquer informação.
O sistema foi desenvolvido por técnicos em tecnologia da informação do TRE-Tocantins em 2008 e aprimorado em 2010, junto a outros Tribunais Eleitorais. A partir de 2012, o JE Connect tornou-se tornou padrão da Justiça Eleitoral, conforme Portaria do TSE 334/12.