Diretor da EJE/TSE participará do XIV Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais
Evento reunirá, em Vitória (ES), diretores e coordenadores das escolas de todo o país, para o alinhamento de ações e debate de metodologias
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), Flávio Pansieri, participará, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), em Vitória (ES), da solenidade de abertura e de reunião de trabalho do XIV Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). O evento reunirá diretores e coordenadores das Escolas de todo o país, com o objetivo de debater estratégias e metodologias para o desenvolvimento profissional permanente de magistrados e servidores, visando à excelência da prestação jurisdicional eleitoral, por meio do alinhamento de ações e do diálogo entre as Escolas Judiciárias regionais.
Na sexta pela manhã, Pansieri fará uma apresentação aos dirigentes de todas as EJEs, sobre os seguintes temas: o Planejamento Estratégico da Justiça Eleitoral para 2020; a aprovação do calendário dos eventos que serão realizados no ano que vem; e a pactuação dos projetos em comum da EJE/TSE com as Escolas regionais.
Na ocasião, o dirigente também falará sobre os projetos que foram concretizados, no âmbito do TSE, e outros que ainda estão em andamento. No âmbito de projetos de formação, estão: a reestruturação do curso a distância em Direito Eleitoral, que estará disponível a partir de fevereiro de 2020 a toda a magistratura e a servidores; a repaginação da Revista da EJE; e o programa Momento Eleitoral para a TV Justiça, que abrange temas como democracia e justiça, entre outros.
Quanto à parte de formação em cidadania, Flávio Pansieri falará sobre a reestruturação do programa Eleitor do Futuro, voltado para estudantes do 1º ao 9º anos, e acerca do novo projeto Governante do Futuro, que oferecerá cursos de capacitação àqueles que têm interesse em ingressar da política.
Codeje
O Codeje foi criado em julho de 2013, em Recife (PE). Entre seus objetivos, estão: a integração e o aperfeiçoamento das Escolas; o intercâmbio entre as EJEs, com a permanente troca de experiências funcionais e administrativas; o desenvolvimento de ações com a finalidade de incentivar o interesse pelo estudo, pesquisa e produção científica no âmbito de sua competência; a fixação de critérios e a uniformização da atuação das Escolas Judiciárias, respeitando a autonomia e as peculiaridades de cada região. Também é função do Colégio representar as Escolas Judiciárias perante o Tribunal Superior Eleitoral.
IC/LC, DM