Programa de visitação ao Museu do TSE será retomado na próxima terça-feira (26)
Voltado a alunos dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular, iniciativa recepcionou 442 visitantes em 2018
Direcionado a alunos dos ensinos fundamental e médio das redes pública e particular, o Programa Educativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará as visitações ao Museu da Corte na próxima terça-feira (26), com estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental nº 13 de Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Um segundo grupo da mesma escola fará a visitação na quinta-feira (28).
Os participantes conhecerão a exposição “Eleições no Brasil: a conquista da transparência e da legitimidade”, que contempla toda a história das eleições no país, desde os tempos coloniais até os dias de hoje. Após a visita, os alunos participarão de uma oficina educativa, na qual serão convidados a refletir sobre o conteúdo visto na mostra. Além disso, terão contato com a urna eletrônica e participarão de uma votação simulada no equipamento.
Segundo números da Coordenadoria de Biblioteca e Museu do Tribunal, em 2018, a iniciativa recepcionou 442 visitantes, sendo 402 alunos e 40 professores. Eles conheceram as exposições “20 Anos da Urna Eletrônica”, entre 17 de maio e 19 de junho, e “Eleições no Brasil: a conquista da transparência e da legitimidade”, de 18 de setembro a 13 de novembro.
A ação educativa foi amplamente elogiada nos formulários de avaliação preenchidos pelos visitantes do último ano. Como destaques do programa, foram ressaltados aspectos como dias e horários das visitas, distribuição de lanche, tamanho das turmas de visitação, duração dos encontros, atendimento, conteúdo, oficina educativa, experiência com a urna eletrônica e aplicabilidade do conteúdo em sala de aula.
Outro aspecto ressaltado por alunos e professores foi a disponibilização de transporte por parte do Tribunal para as escolas públicas interessadas. Segundo eles, a facilidade contribuiu para o aumento do interesse das instituições de ensino pela ação, já que muitas não podem custear as despesas do deslocamento dos estudantes ao Museu do TSE.
O Programa Educativo
Criado com a finalidade de viabilizar um espaço de reflexão sobre todo o processo eleitoral no Brasil, o Programa Educativo do TSE tem como público-alvo alunos da educação básica das redes pública e privada de ensino. O transporte do Tribunal é oferecido somente a estudantes das escolas públicas.
Acompanhados de um servidor, os alunos visitam a exposição em cartaz no Museu, localizado no subsolo da sede da Corte, e, em seguida, participam de uma oficina educativa. O Programa dá aos estudantes a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, além de possibilitar a criação de um ambiente para a discussão de diversos assuntos, tais como processo eleitoral, direito ao voto, cidadania e democracia.
As escolas interessadas em participar do Programa Educativo do Museu do TSE devem entrar em contato pelo e-mail museu@tse.jus.br ou pelos telefones (61) 3030-9285 e 3030-9291.
EM/LC, DM