Autoridades comentam posse do presidente Luiz Fux e da sua vice Rosa Weber
Autoridades comentam posse do presidente Luiz Fux e da sua vice Rosa Weber
Autoridades dos Três Poderes, juristas, familiares e amigos prestigiaram a posse do ministro Luiz Fux, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e da sua vice, ministra Rosa Weber. Ao fim da cerimônia no Plenário, os convidados se dirigiram ao Salão Nobre da Corte Eleitoral para os cumprimentos.
Aos jornalistas, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, falou dos desafios diante da gestão em um ano eleitoral. “Os desafios, basicamente, hoje, são essa nova modalidade de propaganda através das fake news. Isso é um grande desafio. De resto, nós temos projetos sociais muito importantes e uma filosofia de atuação da Justiça Eleitoral. A Justiça Eleitoral assiste à festa da democracia e intervém só em casos em que haja realmente uma violação dos princípios democráticos. O Tribunal julga causas absolutamente insignificantes que o abarrotam”, disse.
Sobre a Lei da Ficha Limpa, o ministro ressaltou que “ela é hoje absolutamente inquestionável, consagrada a sua constitucionalidade no Supremo Tribunal Federal. Nós cumpriremos fielmente aquilo que dispõe a Lei da Ficha Limpa, sem a admissão de interpretações que acabam, digamos assim, enfraquecendo os instrumentos populares de controle da qualidade”.
Por sua vez, a ministra Rosa Weber disse que, na condição de vice-presidente, vai estar à disposição do ministro Fux, “e ele vai contar comigo com tudo o que ele necessitar”.
Próximo a ocupar a cadeira na Corte Eleitoral como efetivo, o ministro do STF Luís Roberto Barroso comentou a posse dos colegas. “Acho [ministro Luiz Fux e Rosa Weber] uma dupla e tanto. O ministro Luiz Fux e eu somos amigos desde onde a vista alcança, desde a faculdade, há quase 40 anos. Ele é um bom juiz, bom jurista e bom caráter. Portanto, eu acho que é uma felicidade para o país ter uma pessoa como ele na presidência do Tribunal Superior Eleitoral”, disse.
O ministro do TSE, Jorge Mussi, proveniente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), elogiou o novo presidente e, inclusive, a iniciativa de focar na educação durante sua gestão. “O que ele anunciou, de criar uma escola para fazer com que os jovens possam cultuar a história política do Brasil, será um avanço e será um grande passo”, comentou.
Também do TSE, da classe dos juristas, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto enalteceu o discurso do presidente, no qual, segundo ele, foram “assentada as linhas mestras da sua administração, dentre as quais, a partir das capacidades da Justiça Eleitoral, ser respeitado e estimulado o voto do eleitor cada vez mais consciente do seu papel social”.
Ex-ministro do TSE, Henrique Neves disse que “tem certeza do pleno sucesso da gestão do ministro Fux, um dos ministros mais capacitados academicamente, com a formação humanística, e um homem que não tem medo de aplicar a lei”.
RC/RG/DM