Delegação do TSE acompanha eleições nos Estados Unidos da América

visita EUA em 08.11.2016

As eleições para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos da América (EUA) acontecem nesta terça-feira (8), e a votação está sendo acompanhada de perto pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pelo também ministro da Corte, Teori Zavascki e pelo secretário-geral da Presidência do Tribunal, Luciano Fuck. 

 

 

A delegação do TSE participa do Programa de Eleições dos Estados Unidos (USEP), organizado pela International Foundation for Electoral Systems (IFES). As autoridades eleitorais brasileiras fizeram um tour por seções eleitorais no Distrito de Columbia, Maryland e Virginia.

Os horários de votação são diferentes em cada um dos 50 estados, por causa do fuso horário ou devido a tradições locais. Segundo o Pew Research Center (PRC), mais de 225 milhões de americanos estão aptos para votar, mas o voto não é obrigatório naquele país. Em alguns locais como Washington, capital norte-americana, os eleitores têm a opção de votar de forma eletrônica ou em cédulas de papel. 

O fechamento das urnas terá início a partir das 21h no horário de Brasília. Espera-se que na madrugada desta quarta-feira seja anunciado o novo presidente americano. A posse está prevista para o dia 20 de janeiro de 2017.

JP/RG

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido