EJE/TSE elabora Projeto de Curso Nacional para formação inicial de magistrados

Durante VIII Eneje, assessor-chefe da Escola da Corte também detalhou ações para o aperfeiçoamento de juízes na seara eleitoral

Dr. Rene Sampar, assessor chefe da EJE/TSE, durante VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciári...

Durante o VIII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), que está sendo realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o assessor-chefe da Escola da Corte, Rene Sampar, anunciou a elaboração do Projeto de Curso Nacional, que servirá como subsídio para o planejamento das Escolas de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Segundo ele, a EJE/TSE está trabalhando em um curso de excelência para os juízes que tratará de Direito e Processo Eleitoral, contribuindo, assim, para a melhor prestação jurisdicional neste ramo especializado do Judiciário. “Estamos caminhando para que a formação em Direito Eleitoral se torne pré-requisito para que um juiz possa exercer as atribuições na Justiça Eleitoral”, disse.

Em sua exposição, o assessor-chefe da EJE/TSE detalhou as realizações e propostas do eixo de formação e aperfeiçoamento oferecido pela Escola aos magistrados. Além de ações formativas, esse eixo fomenta reflexões acadêmicas que servem para a atualização e o amadurecimento da prática eleitoral e política no país.

Segundo o assessor, a atual gestão da EJE/TSE enfocará cinco assuntos gerais: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ), formação inicial, formação continuada, eventos e Revista Estudos Eleitorais.

No que diz respeito à Enfam, Rene lembrou a excelente relação que a instituição tem com a EJE/TSE, e destacou que a parceria entre essas escolas de governo já existe há alguns anos. Ele explicou aos participantes quais são os critérios para credenciamento junto à Enfam, a fim de que os cursos sirvam como adicional de qualificação.

Rene destacou que a Enfam dá suporte à Justiça Eleitoral no que se refere à formação. Quanto ao eixo cidadania, as Escolas Judiciárias Eleitorais têm autonomia plena para conduzir as suas ações.

O assessor-chefe anunciou também que o “Sistema EJE” pretende organizar, para o segundo semestre, um Congresso de Direito Eleitoral para reunir grandes nomes do ramo.

Acerca da Revista Estudos Eleitorais, ele ressaltou que já estão em vigor os novos requisitos, de modo que a publicação melhore cada vez mais e, paulatinamente, se fixe como veículo de excelência técnica na área de Direito Eleitoral.

Eneje

As Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o país estão reunidas na sede do TSE, em Brasília, para alinhar os projetos que serão desenvolvidos nos próximos anos. Este é o segundo dia de programação do Eneje. O evento foi aberto pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na noite desta quinta-feira (4) e será encerrado na tarde de hoje (5). 

GA/LC

Leia mais:

05.04.2019 - Especialista ressalta papel da educação cidadã no fortalecimento da solidariedade

05.04.2019 - Integrantes das Escolas Judiciárias Eleitorais debatem projetos para o futuro no VIII Eneje

04.04.2019 - Ministro Fachin anuncia audiência pública sobre sistematização da legislação eleitoral

04.04.2019 - Em palestra, ministro Barroso defende reforma do sistema eleitoral brasileiro

04.04.2019 - Presidente do TSE ressalta importância das escolas eleitorais para a construção de uma cultura cidadã

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido