Presidente do TSE participa de conferência sobre eleições na Europa
Em viagem oficial a São Petersburgo, na Rússia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participa de conferência sobre eleições no continente europeu.
A 14ª Conferência Europeia de Órgãos de Organização de Eleições ocorre nos dias 15 e 16 de maio e é organizada no âmbito da Comissão de Veneza (Comissão Europeia para Democracia por meio da Lei), em cooperação com a Comissão Central Eleitoral da Rússia e da Assembleia Interparlamentar da Comunidade dos Estados Independentes.
Na manhã desta segunda-feira (15), o ministro Gilmar Mendes apresentou seu discurso sobre a organização das eleições no Brasil. Em sua apresentação, ele destacou a autonomia, a independência e a estabilidade com a qual a Justiça Eleitoral brasileira exerce suas funções primordiais: organizar eleições, regulamentar a atividade eleitoral e decidir processos judiciais.
Um dos destaques de sua fala foi sobre a confiança depositada pelos cidadãos no sistema de votação com o uso da urna eletrônica. E lembrou que o Brasil é o único país a realizar o Teste Público de Segurança para comprovar a confiabilidade dos sistemas utilizados na urna. O próximo TPS deverá ser realizado em novembro deste ano para testar "planos de ataque" apresentados por especialistas na área de tecnologia da informação.
Confira aqui a resolução que disciplina o Teste Público de Segurança.
A Conferência conta com mais de 130 participantes de 28 países e 10 organismos internacionais, além de especialistas independentes e acadêmicos.
O presidente do TSE fez sua apresentação no Salão da Duma, localizado dentro do Palácio Tauride (Tavricheskiy), um dos mais importantes da cidade russa.
CM